CRCAP esteve presente na Conexão Contábil edição Norte.

A 4ª edição do Conexão Contábil edição Norte, que aconteceu nos dias 27 e 28 de setembro, em Manaus/AM, contou com a presença do Conselho Regional de Contabilidade do Amapá, através do Presidente Salomão Dantas Soares, Conselheira Patrícia Silva da Silva e o Conselheiro Alberto dos Santos Tavares.

Na programação do evento incluiu-se debates e o levantamento de propostas para ações a curto, médio e longo prazo sobre pautas relacionadas à sustentabilidade. Logo no primeiro dia, houveram palestras acerca da emissão de carbono, assim como também os acordos sustentáveis e os créditos de carbono. O primeiro painel apresentado teve por tema “A Importância de uma agenda de sustentabilidade nas organizações públicas e privadas”. O Presidente do CRCAP Salomão Dantas Soares participou deste primeiro painel, que teve como painelistas Zulmir Ivânio Breda, ex-presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e coordenador de Operações do Grupo de Trabalho de criação do Comitê Brasileiro de Pronunciamento de Sustentabilidade (CBPS); Osvaldo Favero, gerente de Normas Contábeis da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Os debatedores foram o próprio presidente Salomão Soares (CRCAP); José Claudio Ferreira Gomes, presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia (CRCRO) e o moderador Aécio Prado Dantas Júnior, presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Ao fim deste dia ocorreu o lançamento do XIII Encontro Nacional da Mulher Contabilista, que acontecerá em 2023.

No segundo dia, tivemos palestras e painéis com as temáticas Amazônia e a agenda ESG na gestão empresarial; Desenvolvimento sustentável da Amazônia: uma abordagem sistêmica; sustentabilidade sob uma perspectiva integrada; a influência do ISSB no futuro da sustentabilidade; e os desafios e oportunidades para a política de redução de emissões na Amazônia.

Com os conhecimentos repassados na ocasião, houve uma capacitação valiosa dos presentes para a gestão sustentável. “É de oportuno informar que, qualquer empresa, independente de seu porte, pode ser ou se tornar uma empresa sustentável, bastando para isso, investir na capacitação de seus colaboradores e em tecnologia para que, desta forma possa cumprir a agenda ESG.”, conta Alberto Tavares, conselheiro e um dos representantes do CRCAP no evento.

O presidente do CRCAP Salomão Soares falou que “o Conexão Contábil Norte proporcionou, além de muito conhecimento, uma interação dos conselhos regionais e demonstrar a importância e sintonia entre os conselhos da região norte. Momento esse que ficará para a história dos encontros regionais. Apresentar para outras regiões do país a cultura, costumes, gastronomia, acolhida e sabedoria da nossa região, é, sobretudo, fomentá-las”.